PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

PPRA: É um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, sendo obrigatório para todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, não importando o grau de risco ou a quantidade de colaboradores, é um documento de ação contínua, ou seja, deverá ser trabalhado ao longo do ano e RENOVADO ANUALMENTE, mesmo que não tenha ocorrido mudanças na empresa.

Objetivo do PPRA:

O PPRA, visa principalmente à preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

Profissionais que podem elaborar o PPRA:

A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT ou por pessoa ou equipe de pessoas que, a critério do empregador, sejam capazes de desenvolver o disposto na NR-9.

PPRA e PCMSO:
Ambos são programas de caráter permanente, devendo ser renovados anualmente. Tais programas são atrelados definitivamente um ao outro, observe trechos das NR-7e NR-9:

NR-7, item 7.2.4 – “O PCMSO deverá ser planejado e implantado com base nos riscos à saúde dos trabalhadores, especialmente os identificados nas avaliações previstas nas demais NR.”

NR-9 Item 9.1.3 – “O PPRA é parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR, em especial com o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO previsto na NR-7.”

Telefone (51) 3094-0881 - 98161.3351

Endereço: Av. Otto Niemeyer, 2083-Porto Alegre/RS

Email: rsquality@rsquality.com.br

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